Valores Fundamentais do Movimento Hizmet

O movimento Hizmet é um movimento da sociedade civil comprometido com os ideais de convivência em paz e serviço à humanidade, atuando no âmbito da responsabilidade social e da filantropia. O movimento se baseia no conceito de voluntariado altruísta e prioriza a educação, o diálogo e a ajuda humanitária em suas atividades. É um movimento pacífico que acolhe a diversidade religiosa, social e cultural e se inspira nos valores islâmicos e humanitários universais.
Este trabalho sobre valores é louvável e promissor para o futuro. Acredito e espero que as atividades dos voluntários do Hizmet, dedicados a esses valores fundamentais, na trajetória de ajudar os outros a viver, com o objetivo elevado de agradar a Deus, contribuam significativamente para a construção de um mundo mais habitável, de paz e tranquilidade. Que Deus abençoe aqueles que contribuíram para este trabalho. – Fethullah Gülen
A VISÃO DO HIZMET
Os participantes do Hizmet visam alcançar uma sociedade onde:
Todo ser humano é tratado com dignidade e aceito como é;
Os direitos humanos são protegidos, e qualquer forma de diversidade que não contradiga os direitos humanos fundamentais é vista como riqueza;
As pessoas são sensíveis aos desafios da humanidade;
Pessoas de diferentes religiões, culturas e visões de mundo dialogam e sentem empatia umas pelas outras;
A partilha e a cooperação são valorizadas; e
As pessoas vivem em paz e harmonia.
Os participantes do Hizmet colaboram com indivíduos e grupos que compartilham essa visão.
VALORES FUNDAMENTAIS
01 RESPEITO AOS SERES HUMANOS E AOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS
Os participantes do Hizmet acreditam que todo ser humano tem valor inerente e que todos devem ser tratados com dignidade. Todas as pessoas são iguais como seres humanos e perante a lei, e ninguém é superior a ninguém. Os participantes do Hizmet defendem todos os direitos humanos e liberdades expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas. Justiça social e igualdade de oportunidades são requisitos para a igualdade entre as pessoas.
02 RESPEITO AS ESTADO DE DIREITO
Os participantes do Hizmet respeitam o Estado de Direito. Eles não veem ninguém acima da lei e agem dentro da estrutura de proteção da dignidade humana, dos princípios jurídicos universais e das leis de seu país de residência. Eles gerenciam suas organizações de forma a atender ou exceder as normas de transparência e responsabilização de sua sociedade.
03 AÇÃO PACÍFICA E POSITIVA
O Hizmet é um movimento pacífico. Os participantes do Hizmet rejeitam o uso da violência como ferramenta política. Preferem ações positivas e construtivas e rejeitam ações destrutivas e motivadas pela hostilidade.
04 EMPODERAMENTO DAS MULHERES
As participantes do Hizmet estão comprometidas com o ideal de que as mulheres tenham oportunidades iguais e possam contribuir para todos os aspectos da sociedade sem discriminação, e se esforçam para atingir esse ideal em todas as atividades.
05 AÇÃO ÉTICA
Os participantes do Hizmet respeitam tanto as normas éticas quanto os princípios morais em suas atividades. Eles respeitam princípios éticos fundamentais, como honestidade, confiabilidade, inocuidade e justiça. Acreditam que objetivos legítimos e legítimos devem ser alcançados por meios legítimos e legítimos.
06 RESPEITO À DIVERSIDADE E À PLURALISMO
Os participantes do Hizmet veem a diversidade coletiva e individual como riqueza, desde que não contrariem os direitos humanos fundamentais. Eles adotam uma atitude necessária para evitar conflitos decorrentes de diferenças em crenças sagradas.
07 PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA E ALTRUÍSMO
Para os voluntários do Hizmet, participar ou deixar de participar de atividades é uma escolha individual. Os participantes do Hizmet contribuem para projetos que concretizam seus valores e beneficiam a humanidade, seja por meio de doações ou trabalho voluntário.
08 CONSULTA E SABEDORIA COMPARTILHADA
Os participantes do Hizmet se beneficiam da sabedoria compartilhada por meio de discussões de diferentes perspectivas e opiniões.
09 NATUREZA CÍVICA E INDEPENDÊNCIA
O Hizmet é um movimento da sociedade civil e atua de forma independente. Não é uma extensão de um Estado ou entidade política. Os voluntários do Hizmet enfatizam a internalização de valores democráticos, a cidadania ativa e a participação comunitária, e respeitam as escolhas políticas de cada indivíduo. Eles se opõem à transformação da religião em ideologia política ou à transformação da religião em ferramenta política.
10 ENGAJAMENTO CÍVICO E CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE
Os participantes do Hizmet consideram uma responsabilidade social contribuir para a sociedade e ajudar a resolver problemas sociais. Eles se veem como parte da família humana. São sensíveis aos problemas da humanidade e buscam servi-la.
11 PROTEGENDO O MEIO AMBIENTE
Os participantes do Hizmet veem a Terra, incluindo seus ecossistemas, como um patrimônio que deve ser preservado para as gerações futuras e contribuem para a proteção do meio ambiente.
12 VISÃO HOLÍSTICA DA HUMANIDADE (E UNIDADE DA MENTE E DO CORAÇÃO)
Os seres humanos são seres materiais e espirituais. As disciplinas espirituais devem ser buscadas em conjunto com a razão e a pesquisa científica para que suas necessidades materiais e espirituais sejam atendidas, e eles possam florescer em ambas as dimensões.
COMO OS VALORES DO HIZMET SÃO COLOCADOS EM PRÁTICA
01 EDUCAÇÃO
Os voluntários do Hizmet veem a educação como um meio para alcançar o desenvolvimento social, a paz, a igualdade de oportunidades e a justiça social. Para atingir esses objetivos, os participantes criam escolas, universidades, centros de reforço escolar, moradias estudantis, cursos, seminários, escolas de fim de semana e programas extracurriculares, entre outras iniciativas voltadas para a educação. Os programas educacionais são elaborados de acordo com os padrões curriculares do país de residência e abrangem diversas áreas, como ciências e ciências sociais, humanidades, artes, esportes e ensino de idiomas. Eles promovem ativamente a participação de pessoas de todos os segmentos da sociedade em suas atividades educacionais.
02 NUTRIÇÃO E CRESCIMENTO ESPIRITUAL
Os voluntários do Hizmet organizam e apoiam atividades religiosas/espirituais, sociais e culturais, como encontros espirituais, seminários, painéis e programas de mentoria que os ajudam a se desenvolver espiritualmente e a suprir suas necessidades espirituais.
03 DIÁLOGO E PAZ NA SOCIEDADE
Os voluntários do Hizmet organizam atividades de diálogo e engajamento cívico entre pessoas de diferentes religiões, raças, tradições, culturas e visões de mundo. O objetivo dessas atividades é estabelecer a paz social, promover o conhecimento mútuo, aumentar a empatia e a disposição de aceitar todos como são.
Essas atividades incluem eventos acadêmicos, como simpósios, painéis e seminários; eventos culturais, como festivais, viagens e reuniões familiares; eventos espirituais, como orações conjuntas e programas de iftar; e projetos de responsabilidade social, como atividades de ajuda humanitária.
04 AJUDA HUMANITÁRIA E CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM-ESTAR DA SOCIEDADE
Os voluntários do Hizmet consideram o serviço à humanidade tanto uma responsabilidade social quanto uma prática espiritual. Por meio de campanhas de ajuda humanitária, eles fornecem alimentação e abrigo a pessoas que vivenciam desastres naturais, guerras ou pobreza. Eles prestam serviços de saúde a pessoas necessitadas por meio de redes estabelecidas por profissionais de saúde voluntários. Eles planejam seus projetos de ajuda humanitária e responsabilidade social de forma autossustentável. Organizam e apoiam projetos de desenvolvimento sustentável.
05 CULTURA E ARTE
Como linguagem universal, a arte e as atividades culturais contribuem para a comunicação, a paz e a harmonia dentro e entre as comunidades. Contribuem também para o desenvolvimento e a expressão de talentos e habilidades pessoais. Por isso, os participantes do Hizmet organizam e apoiam atividades como educação artística, apresentações artísticas e festivais de língua e cultura.
06 PUBLICAÇÕES
Como meio de educação não formal, os participantes do Hizmet publicam jornais, revistas e livros para a promoção e disseminação de valores humanos universais, como paz social, integridade mental e mental e consciência ambiental.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO HIZMET
Durante a década de 1960, a sociedade turca sofria com males sociais como pobreza, falta de igualdade de oportunidades e polarização política, que frequentemente se transformava em conflitos armados. Diante desse cenário, o acadêmico e intelectual muçulmano Fethullah Gülen, juntamente com um grupo de amigos, iniciou iniciativas educacionais com o objetivo de proteger os jovens da violência e dos vícios autodestrutivos, capacitando-os com educação de qualidade para oportunidades de carreira e proporcionando-lhes um ambiente para aprender e viver sua fé plenamente no mundo moderno, abraçando a ciência, a democracia e a diversidade de sua sociedade. O que mais tarde se tornou o movimento Hizmet começou como um grupo de participantes voluntários que compartilhavam a visão dessas atividades educacionais, incluindo moradia estudantil, bolsas de estudo, dormitórios e cursos preparatórios para a faculdade.
Com o tempo, essa comunidade inicial se transformou em um movimento social moldado por conceitos como respeitar a dignidade de cada ser humano, aceitar todos como são, servir à humanidade e encontrar soluções de longo prazo para problemas sociais por meio da educação — conceitos enraizados na tradição islâmica e nos valores humanos universais.
Embora o movimento se concentrasse inicialmente na educação, os participantes logo organizaram diálogos e encontros intelectuais, bem como projetos de responsabilidade social com o objetivo de reduzir a tensão e o preconceito entre segmentos da sociedade com diferentes identidades religiosas ou étnicas, visões políticas ou ideologias e nutrir uma cultura de convivência pacífica.
A partir dos anos 2000, projetos de ajuda humanitária ganharam destaque, e os participantes do movimento se mobilizaram para ajudar as vítimas de diversos desastres naturais na Turquia e em todo o mundo. Em alguns lugares, os participantes não se limitaram ao socorro e iniciaram projetos permanentes, como clínicas médicas, escolas, poços de água e cursos de formação de pessoal qualificado.
Por meio de projetos educacionais, o movimento expandiu-se para além das fronteiras da Turquia. Sua atitude inclusiva permitiu a participação de pessoas de diferentes origens étnicas, religiosas e culturais, resultando em uma população mais diversa de participantes.
Ao mesmo tempo, os participantes do Hizmet interagiram culturalmente com as pessoas e os países onde atuavam. Isso naturalmente levou à formação de expressões locais do movimento, com diferentes texturas culturais, valores, atitudes e métodos de trabalho. Os participantes do movimento veem essa diferenciação como uma riqueza dentro da estrutura de seus valores fundamentais.
Os voluntários do Hizmet buscam seus objetivos tanto por meio de atividades formais de fundações, instituições e organizações que eles criaram quanto por meio de organizações informais, como encontros espirituais e atividades sociais.
É essencial que as organizações e instituições formais sejam administradas por seus conselhos de acordo com as leis do país de residência, dentro das normas de transparência e responsabilidade de sua sociedade, consistentes com os valores fundamentais do movimento Hizmet e em harmonia com o movimento mais amplo.
A comunicação frequente, a discussão e o compartilhamento de melhores práticas ajudam a manter essa consistência.
APÊNDICE A: CONTEXTO DESTE DOCUMENTO
À medida que o movimento Hizmet se expandia para fora da Turquia na década de 1990, atraiu o interesse de cientistas sociais, observadores locais e da mídia. Embora o caráter, os objetivos e os valores fundamentais do movimento possam ser observados em seus documentos, discursos e atividades inspiradoras, estes não foram compilados em um único documento e publicados anteriormente. Este documento visa responder a essas perguntas sobre os valores fundamentais do Hizmet para o público, ao mesmo tempo em que fornece uma referência para as gerações futuras de forma clara e escrita.
Esses valores estão enraizados na tradição islâmica, na tradição cultural da Anatólia e nos valores humanos universais, e estão expressos nas obras de Fethullah Gülen e em outras fontes de inspiração para o movimento. O trabalho para compilá-los começou com o incentivo de Gülen.
O esforço começou com rascunhos iniciais sobre a autodescrição, a visão e os valores fundamentais do movimento, com base em workshops sobre várias questões sociais organizados pela Alliance for Shared Values, uma organização sem fins lucrativos que serve como voz para organizações cívicas, culturais e de serviços nos EUA, dedicadas a promover o serviço comunitário, a educação e o diálogo inter-religioso.
Esses textos foram então integrados aos resultados de workshops organizados por participantes do Hizmet na Europa e apresentados a um grupo de participantes do mundo todo — incluindo participantes experientes com décadas de experiência no Hizmet, cientistas sociais, acadêmicos religiosos e especialistas da sociedade civil — que forneceram feedback. Esse feedback foi avaliado por um comitê editorial e incorporado ao texto conforme apropriado. O texto atualizado foi compartilhado com Gülen para sua revisão e revisões.
Como resultado desse processo diligente, os princípios listados neste documento representam um amplo consenso dentro do movimento Hizmet.
Ao descrever os principais valores e princípios do Hizmet, este documento deve servir como um guia para os voluntários do Hizmet e as organizações que eles estabelecem.
APÊNDICE B: TERMINOLOGIA
Participante e Voluntário : A tradução turca da palavra "participante", usada na literatura científica para descrever a participação em movimentos sociais e cívicos, refere-se ao conceito de voluntariado. Ambas as expressões se referem a pessoas que voluntariamente concordam em desempenhar um papel ou apoiar o movimento Hizmet. Quando indivíduos se juntam a um movimento social ou cívico, eles o fazem voluntariamente. Alguns deles podem ser pessoas que trabalham por um salário em uma instituição afiliada ao movimento. Nesse caso, eles não são apenas voluntários, mas também funcionários de uma instituição. Só porque são pagos não significa que não sejam voluntários, pois as instituições ligadas aos movimentos sociais são, em sua maioria, organizações sem fins lucrativos. Trabalhar nessas organizações exige alguma dedicação e sacrifício, mesmo que o participante receba um salário. Alguns desses sacrifícios incluem trabalhar com salários mais baixos em comparação com o mercado de trabalho, trabalhar sem as mesmas oportunidades dadas aos funcionários de empresas privadas, ser voluntário fora do horário comercial ou aceitar o risco de ser incluído na lista negra de estados autoritários por trabalhar nessa instituição. Como a palavra "participante" não é amplamente utilizada em turco, a palavra "voluntário" é usada no texto em alguns trechos para que não perca o significado pretendido. O termo "participante" também foi usado em alguns casos como um lembrete de que o movimento não é composto apenas por voluntários, mas também por funcionários remunerados.
