Fethullah Gulen(1941-2024)

Nossa Inspiração

Fethullah Gülen é um estudioso islâmico, pregador e defensor social, cujo compromisso de décadas com a tolerância inter-religiosa e o altruísmo inspirou milhões na Turquia e em todo o mundo. Descrito como uma das figuras muçulmanas mais importantes do mundo, Gülen reinterpretou aspectos da tradição islâmica para atender às necessidades dos muçulmanos contemporâneos. Ele dedicou sua vida ao diálogo inter-religioso e intercultural, ao serviço comunitário e ao acesso à educação.

Sua História

Gülen é inspirador do Movimento Hizmet, uma iniciativa transnacional da sociedade civil que começou como uma comunidade de base na década de 1970. O Hizmet defende os ideais de direitos humanos, igualdade de oportunidades, democracia, não violência e a aceitação enfática da diversidade religiosa e cultural. Os esforços dos participantes do Hizmet em todo o mundo concentram-se na promoção da filantropia e do serviço comunitário, no investimento em educação para o desenvolvimento de indivíduos virtuosos e na organização do diálogo intercultural e inter-religioso para a coexistência pacífica.​

Nascido em uma família humilde em Erzurum, Turquia, em 1941, Gülen estudou ciências naturais, filosofia oriental e ocidental, bem como tradição islâmica em seus primeiros anos. Mudou-se para Edirne no final da década de 1950 e para Izmir, a terceira maior província da Turquia, na década de 1960, onde começou a consolidar suas visões. Seu ativismo e discurso atraíram a atenção de cidadãos cultos, incluindo a comunidade acadêmica e estudantes universitários, bem como da população em geral. De mesquitas a salas de conferências, Gülen discutiu questões que iam desde religião, paz, educação e ciência até economia e outras questões sociais urgentes, como justiça social.

Nas duas décadas seguintes, os esforços de Gülen para reformar as instituições de ensino da Turquia, que por muito tempo favoreceram os estudantes mais ricos dos centros urbanos, fizeram dele uma das figuras mais conhecidas e respeitadas do país. Ao inspirar a criação de bolsas de estudo, centros de reforço escolar, escolas e alojamentos estudantis, Gülen proporcionou acesso à educação a estudantes rurais desfavorecidos, transformando assim o cenário social da Turquia.

Nas últimas duas décadas, o Hizmet expandiu as oportunidades de educação em todo o mundo — incluindo Brasil, Indonésia, Congo, Tadjiquistão, Quirguistão, Camboja, África do Sul, Afeganistão e Paquistão — construindo escolas, dormitórios e centros de tutoria, ministrando cursos preparatórios para a faculdade, orientando alunos e fornecendo ajuda financeira aos necessitados. Gülen também defendeu a educação das mulheres e abraçou a igualdade de direitos, uma visão progressista que contrasta com as visões de líderes islâmicos mais literalistas.

O foco de Gülen em serviço comunitário e educação inspirou milhões de voluntários do Hizmet, que fundaram mais de mil escolas, centros de reforço escolar, faculdades, hospitais e organizações de assistência em mais de cem países ao redor do mundo. Essas escolas se concentram em ciências, matemática, literatura e compreensão multicultural, e muitos de seus alunos venceram importantes competições internacionais de matemática e ciências. Em regiões assoladas por conflitos nas Filipinas, Macedônia do Norte, Afeganistão, Iraque e Bósnia, centenas de escolas do Hizmet tornaram-se bastiões da harmonia inter-cultural e interétnica, enquanto organizações de assistência têm sido fundamentais para levar ajuda às vítimas de desastres no Sudeste Asiático e na África.

Gülen revitalizou a tradição turca de diálogo inter-religioso e defende firmemente a democracia, a igualdade de oportunidades, a ciência e posturas não violentas. Um dos princípios fundamentais de seus ensinamentos é a celebração da diversidade religiosa, cultural, social e política. Gülen considera essa diversidade uma vontade divina; segundo ele, "você deve ter um lugar para cada pessoa em seu coração".

O trabalho de longa data de Gülen em prol da cooperação inter-religiosa lhe rendeu o reconhecimento de líderes cristãos e judeus em sua terra natal, a Turquia, e uma audiência pessoal com o falecido Papa João Paulo II. Ele também recebeu o prêmio da paz de 2011 do East West Institute, sediado em Nova York. Seus esforços também foram elogiados por outros líderes globais, que reconhecem seu papel vital na promoção da compreensão mútua e da paz, bem como sua liderança em iniciativas humanitárias. Em 2008, Gülen foi classificado em primeiro lugar na pesquisa conjunta das revistas Foreign Policy e Prospect sobre os "100 Maiores Intelectuais Públicos".

Fethullah Gulen faleceu em 20 de outubro de 2024, na Pensilvânia, EUA. Seu legado perdura na rede global de escolas, no trabalho humanitário e de assistência, e nas iniciativas de diálogo inspiradas por sua visão de um mundo mais compassivo e pacífico. Para mais informações sobre Gülen ou o Hizmet, visite a Aliança para Valores Compartilhados em www.afsv.org .