Mensagem de Fethullah Gülen para o Dia Internacional da Paz


Data de publicação: 21 de setembro de 2018
No Dia Internacional da Paz, 21 de setembro, uno-me a pessoas de diferentes países, culturas e religiões para reafirmar e celebrar o nosso compromisso com a paz em todo o mundo. Que esta ocasião especial nos lembre de que devemos ser resilientes no nosso trabalho conjunto, apesar das nossas diferenças, para alcançar uma cultura global de paz e respeito mútuo. Devemos convocar todos para esta jornada e não deixar ninguém de fora de uma atmosfera de paz.
Devemos construir proativamente pontes de paz por meio de atividades como festivais interculturais, viagens, celebrações compartilhadas e esforços humanitários para que pessoas de diferentes origens se encontrem e tenham conversas significativas. Quando as pessoas se encontram, elas se veem como seres humanos em vez de rótulos, percebem seus desejos e preocupações comuns e se tornam resistentes à paranoia e ao ódio.
Construir pontes de paz e amizade é possível através do compromisso de aceitar todos em suas respectivas posições e preparar um lugar para cada um em nossos corações. Com nossos esforços, talvez não consigamos trazer paz ao mundo inteiro, mas sempre podemos dar um bom exemplo para que outros possam testemunhar e disseminar.
Para isso, é encorajador vivenciar e ver como os participantes do movimento Hizmet trabalharam incansavelmente para promover o entendimento e o respeito mútuos, estabelecendo centros de diálogo e construindo escolas ao redor do mundo, onde alunos de diversas origens aprendem vários idiomas e participam de viagens de aprendizagem interculturais.
Peço a Deus que nos conceda um mundo livre de violência, discriminação e ditadura e um mundo onde estejamos comprometidos com a dignidade de cada ser humano.
Fonte: Aliança para Valores Compartilhados , 21 de setembro de 2018
Tags: Fethullah Gülen | Construção da paz
